A pandemia do Covid-19 e o aumento do volume de informações que recebemos diariamente nas últimas décadas, vem causando aumento da ansiedade e frequentemente, alterações no sono.

Além da sonolência durante o dia, fadiga, incapacidade de se concentrar, irritabilidade e reações emocionais fortes, podem acontecer em decorrência de alterações na qualidade, quantidade e frequência do sono.

O sono age sobre a função regulatória da imunidade e das células de defesa do organismo, por isso devemos cuidar dele como elemento importante da nossa saúde e qualidade de vida.

Podemos citar a boa alimentação, a prática de exercício físico e saúde emocional como fundamentais para controle do sono. 

Manter uma alimentação variada e colorida, fortalece o sistema imunológico e o prepara para combater doenças. Alguns alimentos também podem auxiliar na indução do sono, pois promovem relaxamento.

Ao praticar exercícios físicos, o corpo libera substâncias químicas importantes que promovem sensação de prazer e bem-estar. Também  melhora a capacidade respiratória, ingrediente fundamental em atividades de meditação e yoga, que são duas atividades conhecidas por seu poder de relaxamento corporal e mental.

A saúde emocional também tem papel importante. O cortisol é um hormônio que atua na inibição do sistema de defesa do organismo, com o estresse constante, o corpo passa a produzi-lo em grande quantidade, fazendo com que o próprio organismo relaxe suas defesas.

Agora que você já sabe da importância do sono para a imunidade do seu corpo, busque um estilo de vida mais saudável e pratique o autocuidado como ferramenta poderosa para uma vida longa e com mais qualidade.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos! 

Time Medex.

Compartilhe

Veja também

É correto comer de 3 em 3 horas?

Durante a vida fomos informados que o certo era comer de 3 em 3 horas para termos uma alimentação saudável. Será que é o correto?

Leia mais

Você sabia que a qualidade do sono influencia no sistema imunológico?

Estamos em época de estresse emocional constante, o que muitas das vezes nos tira o sono.

Leia mais

Dicas de saúde

Composição do cérebro depois de 20 minutos de exercícios.

Leia mais